- 18/07/2012 17h28

Logo Malu

Matéria disponível em: http://papofeminino.uol.com.br/mulher/saude-e-bem-estar/tudo-sobre-pilula-anticoncepcional/

Tudo sobre pílula anticoncepcional

Especialistas revelam os principais mitos e verdades sobre o contraceptivo

Isabela Zamboni

Tudo sobre pílula anticoncepcional

Foto: Thinkstock/Getty Images

A pílula anticoncepcional traz benefícios para a saúde da mulher, mas ainda é um assunto polêmico. Muitas mulheres têm dúvidas sobre a eficácia da pílula: ela é 100 % eficaz? Ela pode causar problemas de fertilidade? Ela pode ser tomada por adolescentes? Estas e outras questões foram respondidas pela ginecologista e obstetra Caroline Alexandra Pereira, que explica os mitos e verdades sobre o anticoncepcional:

Qual a eficácia da pílula?
Não existe nenhum método contraceptivo 100% seguro, nem mesmo a pílula anticoncepcional.

O que interfere na eficácia da pílula?
As chances de falhar aumentam se a mulher tiver náuseas e vômitos, diarreia, tomar bebida alcoólica, esquecer ou tomar fora do horário durante o mês. Alguns antibióticos e remédios antidepressivos também cortam o efeito, como os que contêm rifampicina, indicados para tuberculose, o fenobarbital, que compõe o Gardenal, para convulsões, e a carbamazepina, do Tegretol, para epilepsia. Em alguns casos, o medicamento pode reduzir em até 50% a eficácia da pílula. Dica: para saber os outros tipos, não se esqueça de consultar um ginecologista!

Mitos e verdades

- Pílula engorda? “Em alguns casos, sim. O estrógeno, um dos hormônios que compõem a maioria dos anticoncepcionais, pode provocar aumento de apetite. A progesterona, outro hormônio presente, pode induzir a retenção de líquidos e deixar o corpo mais inchado. No segundo caso, não há aumento de gordura propriamente dita, mas é possível sentir na balança. No entanto, estes sintomas incomodam apenas 15% das mulheres”, conta a especialista.

- Pílula reduz a fertilidade? “Deve-se lembrar que hoje em dia praticamente só se prescrevem formulações de baixas doses hormonais. Os efeitos colaterais, quando ocorrem, são leves e transitórios, ou seja, costumam melhorar ou desaparecer com o tempo de uso. Após a suspensão do medicamento, a fertilidade retorna em um período de 30 a 90 dias na maioria das mulheres. A fertilidade dependerá, então, de outros fatores, principalmente da idade”.

- Adolescentes podem tomar anticoncepcional? “Considero descabido o argumento de que não é necessário indicar a pílula anticoncepcional na adolescência, porque a maioria das meninas ainda não estaria amadurecida para engravidar. É preciso reiterar que o uso da pílula não representa fator de risco para infertilidade no futuro nem para a interrupção no crescimento, como algumas mães temem.  A dose de estrogênio que as pílulas atuais contêm em sua fórmula é extremamente baixa e não causa qualquer prejuízo para o desenvolvimento da garota. Portanto, a pílula anticoncepcional pode ser utilizada precocemente, desde que a menina seja examinada, orientada e acompanhada por um profissional da saúde”, aponta a obstetra.

- Tomar pílula por muitos anos pode trazer algum problema de saúde? “Na verdade, acontece o contrário. As pausas fazem com que o organismo esteja em constante processo de adaptação. O metabolismo acaba se ajustando ao uso de hormônios. Uma vez suspensa a administração da pílula, ele entra em repouso. Algum tempo depois, porém, recebe nova carga de hormônios e precisa readaptar seu funcionamento. Porém, a mulher sempre precisará de um acompanhamento médico adequado”, completa a médica.

Benefícios da pílula

A doutora Angela Maggio da Fonseca, professora associada e livre-docente da Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), revela que o melhor tratamento para reduzir os sintomas da TPM e regular o ciclo menstrual é tomar a pílula anticoncepcional. Veja os principais benefícios apontados pela especialista:

Controle da TPM: Depressão, irritabilidade, fadiga, alteração do apetite, dores de cabeça, inchaço e distúrbio do sono estão na lista de queixas das mulheres que sofrem com a TPM. A pílula anticoncepcional é indicada nesses casos, pois a tensão pré-menstrual nada mais é do que o nível de hormônio alterado no corpo da mulher. A pílula ajuda a controlar a taxa hormonal do organismo e pode até diminuir a retenção de líquido.

Menstruação Irregular: Em diversos casos a menstruação irregular ocorre por desequilíbrio hormonal. Desta maneira, a melhor solução para combater o problema é o uso do anticoncepcional, que ajuda a regularizar a taxa hormonal no corpo da mulher.

Reduz o risco de doenças em geral: O uso da pílula anticoncepcional reduz os riscos de gravidez ectópica, acne, queda de cabelo, diminui o crescimento dos pelos e ameniza os sintomas da pré-menopausa. É fundamental que seu uso seja sempre orientado e acompanhado por um ginecologista, pois, como qualquer medicamento, a pílula anticoncepcional pode ter efeitos colaterais indesejáveis.

A Dra. Caroline também acrescenta: “Existem evidências definitivas de proteção contra câncer de ovário e de endométrio, doença benigna da mama, doença inflamatória pélvica (DIP), gravidez ectópica e anemia por deficiência de ferro”.

Consultoria:
Dra. Caroline Alexandra Pereira de Souza- ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana
http://clinicabms.net

Dra. Angela Maggio da Fonseca, professora associada e livre-docente da Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)


** Já curtiu o Facebook da Revista Malu?

IMPRIMIR
  • Compartilhar


Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. rakel disse:

    ah, depois que comecei a tomar o anticoncepcional engordei muito,e nw estou satisfeita com o resultado.mas tenho medo de parar de tomar pque meu namorado e eu nw usamos camisinha,e nw quero ficar gravida no momento o que faço?

    1. Talita disse:

      vai ao ginecologista e pede para ele trocar o remédio.

  2. bia disse:

    Meu namorado que compra meus anticoncepicionais,eu nunca fui na ginecologista nao…sera que vai da problema?

* Campos obrigatórios






7 + 1 =