Malu Super Mulher

23/07/2012 09h37

Logo Malu

Matéria disponível em: http://papofeminino.uol.com.br/mulher/saude-e-bem-estar/sangramento-na-gravidez/

Sangramento na gravidez

Ginecologista explica as principais diferenças entre menstruação e sangramentos irregulares durante a gestação

Isabela Zamboni

Sangramento na gravidez

Foto: Thinkstock/Getty Images

É muito comum ouvir mulheres dizendo que estavam menstruadas durante o período de gestação. No entanto, é possível confundir diferentes tipos de sangramento com o ciclo menstrual. A ginecologista Caroline Alexandra Pereira de Souza revela os tipos de sangramento que ocorrem nas primeiras doze semanas de gravidez:

Nidação: ocorre num período de seis a dez dias depois da fecundação. O ovo vai lentamente “afundando” no endométrio, que é uma membrana mucosa, formada por fibras musculares lisas, provocando um discreto sangramento menos intenso do que o ciclo menstrual normal, de cor similar a uma borra de café.

- Implantação: É comum notar um pequeno sangramento vaginal logo no início da gravidez, em torno de 10 a 14 dias após a fecundação. Este sangramento deve-se a implantação do embrião na parede do útero. A coloração do sangue é mais clara e a duração do sangramento é menor do que em uma menstruação normal. Não é motivo para alarde.

- Mudanças no colo do útero: Quando você está grávida, mais sangue flui para o útero, por isto o colo pode ficar mais sensível e sangrar após o sexo ou exame ginecológico.

- Gravidez ectópica: Algumas vezes o embrião implanta-se fora do útero, geralmente na trompa. Isto é conhecido como gravidez ectópica. O embrião fora do útero na sobrevive, e sem tratamento pode ocorrer sangramento vaginal acompanhado de dor pélvica ou abdominal.

- Infecções: Infecções que acometem a vagina e o colo do útero podem resultar em sangramento.

- Aborto: 15% das gestações conhecidas terminam na forma de aborto. O sangramento pode significar um aborto precoce. Mas é importante lembrar que nem todo sangramento significa aborto, pelo contrário. É importante identificar as características do sangramento vaginal para saber quando consultar seu obstetra.

Ajuda especializada

“Não é normal ter qualquer tipo de sangramento durante a gestação, exceto o chamado ‘sangramento de implantação’. Em outras palavras, seria uma pequena perda sanguínea decorrente da fixação do embrião na parede do útero devido ao rompimento de um pequeno vaso. Este sangramento é geralmente de pequena quantidade, escuro ou rosado, semelhante ao do início ou do final da menstruação e não dura mais do que três dias”, explica a especialista.  Portanto, se perceber qualquer sangramento anormal, procure a ajuda de um médico!

Consultoria:
Dra. Caroline Alexandra Pereira de Souza- ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana
http://clinicabms.net


** Já curtiu o Facebook da Revista Malu?

IMPRIMIR
  • Compartilhar


Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bia disse:

    oi estou com uma duvida cruel tive relação com meu namorado apos isso tive umas colicas e no 3 dias apos a relação tive um corrimento rosado e depois dai sinto que esta descendo e vo no banheiro e nao e nada e hoje 7 dias apos a relação tive 0 corrimento rosado denovo sera que estou gravida me ajudem

  2. Juli e nildo disse:

    oi alguem pode me responder por favor tenho duvidas …help!

  3. Juli e nildo disse:

    Eu tive um aborto retido seguido de duas curetagens,em dezembro de 2012.Dai com 30dias da cureta menstruei tipo 3 dias normais quando foi agora com 28 dias chegou tipo minha monstra,mas só durou 2 dias e um fluxo escuro mas pequeno com uma cor escura o q será que está acontecendo comigo???será que estou gravida???

  4. Gabriela disse:

    Nao pode ser um sangramento durando 4 dias pode?

  5. keila dias disse:

    ando mto preocupada, pois a menos de 1 ano eu tive um aborto,e hj stou gravida de 6 semanas e ja tive sangramento,mas foi em pouca qntidade e da cor rosada. Sinto cólicas e fisgadas no pé da barriga, mas há uma pequena duvida, nao sei se é pq eu estava com corrimento antes de engravidar, eu havia feito preventivo ha uns tres meses atraz antes da gravidez e tinha dado inflamaçao… O q pode me dizer a respeito. Lembrando q eu estou tomando Dactil-OB, pra segurar o bb.

  6. cleydiane disse:

    ola eu tive um sagramento tipo mestruaçao com colica duraou tres dia.e meu siclo de 28 eu mestrue no dia 10/01/2013 eu tive relaçao com meu marido sem preservativo no dia 15.19.21.23.24.26.28. por favo me ajunda

  7. elane de jesus santo disse:

    na verdade estou muito confusa,tomo pilula e nao esqueço. Mas no mes passado a minha menstruacao veio de forma estranha, o sangue estava amarronzado e o fluxo durou 03 dias. sera q essa mudança pode ser um sintoma de gravidez? A menst nao atrasou, e depois de um mes ja estou menstruada denovo. posso estar gravida?

  8. Priscila disse:

    olha fiquei 3 meses sem menstruar e não estava tomando pilula e nem me preveni com nenhum outro método,porem depois desses 3 meses a minha menstruação resolveu descer,mas de uma cor escura, será que estou grávida??

  9. rebeca disse:

    gostaria de tirar uma duvida tenho 22 anos e tomo anticoncepcional a 5 anos e no mes passado esqueci de tomar 5 comprimidos e nesse periodo tive relação sexual com meu marido minha mestruação veio por 3 dias mais com cor de borra de cafe posso estar gravida??

  10. Larissa disse:

    Estou tendo um discreto sangramento da cor clarinha, na contagem dos médicos estou com 4 semanas e hoje é a data da minha menstruação.
    Será o implantamento?

  11. Carolina Gomes disse:

    Ontém tive esse sangramento leve, tinha cor rosada e desapareceu logo. Hoje saiu uns poucos resíduos em cor marrom. Quero muito engravidar e tive relação a mais ou menos uma semana. Posso então estar grávida? Será um indício?

* Campos obrigatórios






5 − 1 =