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- 08/02/2011 09h31

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Pão: conheça o valor nutricional de cada tipo

Dos tradicionais aos incrementados com grãos, descubra os benefícios e as calorias de cada opção

Por admin

Dos tradicionais aos incrementados com grãos, descubra os benefícios e as calorias de cada opção

 

 

PÃO FRANCÊS – 50g (1 unidade)

Alimento tradicional na culinária brasileira, fonte essencial de cereais, sendo um alimento de energia de fácil absorção por ser  rico em carboidrato simples. Deve ser consumido com moderação, já que uma única unidade apresenta 290mg de sódio e em média 142,8kcal.

Valor nutricional

Calorias 142,8kcal
Carboidrato 28,4g
Proteína 4,7g
Gordura total 1,9g
Gordura Saturada 0,4g

 

PÃO DE LEITE – 50g (1 unidade)

Alimento preparado com adição de leite integral, possui uma concentração significante de proteína em uma porção de 50g,  destaca-se pelo sabor característico do leite.

Valor nutricional

Calorias 128kcal
Carboidrato 25g
Proteína 5g
Gordura total 0,9g
Gordura Saturada 0g
Fibras 1,3g
Sódio 295mg

 

PÃO CASEIRO – 50g (1 fatia)

O pão caseiro é alimento mais saudável, com menor concentração de conservantes e aromatizantes. Tem uma quantidade elevada de gordura, para manter o aspecto macio do pão. Além disso, o pão quando preparado em casa possibilita a adição de outros alimentos (cenoura, espinafre, beterraba, mandioca), tornando-o mais nutritivo. Deve ser consumido moderadamente, já que 1 fatia possui 196kcal.

Valor nutricional

Calorias 196kcal
Carboidrato 34,8kcal
Proteína 4,8g
Gordura total 3,8g
Gordura saturada 0,95g
Fibras 1,15g

 

PÃO LIGHT – 50g (2,5 fatias)

O pão light é uma alimento com menor adição de açúcar e gordura em uma porção de 50g (2,5fatias), sendo uma sugestão para dietas hipocalóricas.

Valor nutricional

Calorias 118kcal
Carboidrato 23,4g
Proteína 6g
Gordura total 0g
Gordura saturada 0g
Fibras 1,5g
Sódio 265mg

 

PÃO INTEGRAL – 50g (2 fatias)

Alimento preparado com 100% de farinha integral, considerado uma ótima fonte de fibras, maiores quantidades de vitaminas do complexo B, fósforo e ferro. Além disso, o pão integral é um coadjuvante na perda de peso, já que as fibras fornecem a sensação de saciedade, retardando o esvaziamento gástrico.

Valor nutricional

Calorias 138kcal
Carboidrato 24g
Proteína 8g
Gordura total 1g
Gordura saturada 0,3g
Fibras 2g
Sódio 

 

PÃO DE LINHAÇA e PÃO DE LINHO – 50g (2 fatias)

Tanto o pão de linhaça quanto o pão de linho possuem características bem parecidas, já que a linhaça é a semente do linho. Os pães preparados com este grão são fontes de ácidos graxos poli-insaturadas, precursores do Ômega-3, uma gordura essencial principalmente para o sistema cardiovascular.
 
Valor nutricional

Calorias 111kcal
Carboidrato 15g
Proteína 9g
Gordura total 1,6g
Gordura saturada 0,3g
Fibras 4,9g
Sódio 201mg
 
 

PÃO 7 GRÃOS, PÃO 9 GRÃOS, PÃO 12 GRÃOS – 50g (2 fatias)

Pães preparados com diversos tipos de grãos, tais como: flocos de centeio, semente de girassol, farinha de cevada, farelo de aveia, gergelim, flocos de milho (7 grãos), semente de linhaça, grãos de quinoa (9 grãos), grão de centeio, grão de milheto, grão de triticale (12 grãos).  Os pães ricos em grãos também são ótimas sugestões no processo de emagrecimento, já que possuem um alto teor de fibras saciando a fome por mais tempo e por ter um baixo valor calórico. Além disso, para as pessoas com constipação intestinal (prisão), os pães de grãos são opções para aumentar o peristaltismo intestinal (movimentos do intestino), diminuindo o trânsito intestinal.

Valor nutricional – PÃO 7 GRÃOS

Calorias 97kcal
Carboidrato 18g
Proteína 5,3g
Gordura total 0g
Gordura saturada 0g
Fibras 4,2mg

Valor nutricional – PÃO 9 GRÃOS

Calorias 114kcal
Carboidrato 20g
Proteína 6g
Gordura total 0,8g
Gordura saturada 0g
Fibras 1,6g
Sódio 113mg
 
Valor nutricional – PÃO 12 GRÃOS

Calorias 115kcal
Carboidrato 17g
Proteína 6,3g
Gordura total 2,5g
Gordura saturada 0,3g
Fibras 5,1g
Sódio 163mg
 
 

PÃO DE AVEIA – 50g (2 fatias)

Alimento que tem como principal ingrediente a aveia, sendo fonte de ferro, magnésio, zinco, cobre e proteínas proveniente desse cereal. O consumo moderado pode contribuir no controle da glicemia, já que a aveia em rica em fibras solúveis, principalmente a beta-glucana, que retarda a absorção de glicose e do colesterol, sendo uma sugestão de pão para hipercolesterolêmicos.
 
Valor nutricional

Calorias 126kcal
Carboidrato 19g
Proteína 6g
Gordura total 1,4g
Gordura saturada 0,6g
Fibras 7g
Sódio 255mg
 
 

PÃO DE CENTEIO – 50g (1,5 fatias)

Alimento preparado, no mínimo, com 50% de farinha de centeio, rico em fibras, minerais e aminoácidos. É uma sugestão de pão nutritivo em relação os demais pães preparados apenas com a farinha de trigo refinada.
 
Valor nutricional

Calorias 178,7kcal
Carboidrato 32g
Proteína 5,1g
Gordura total 7g
Fibras 3 g
Sódio 258mg
 
 
 

PÃO DE GLÚTEN – 50g (2 fatias)

Alimento preparado com farinha de trigo e glúten, ou farinha de glúten, com redução na quantidade de amido.
 
Valor nutricional

Calorias 126,5kcal
Carboidrato 22g
Proteína 6g
Gordura total 1,3g
Gordura saturada 0,2g
Fibras 1,2g
Sódio 254mg
 
 

PÃO PRETO 50g (1,5 fatia)

Alimento preparado, com no mínimo, 50% de farinha de trigo integral

Valor nutricional

Calorias 140kcal
Carboidrato 30g
Proteína 6g
Gordura total 0g
Gordura saturada 0g
Fibras 4g
Sódio 280mg
 
 

PÃO ITALIANO – 50g (2 fatias finas)

Alimento preparado de farinha de grão duro, o pão italiano possui uma casca grossa, com massa bem aerada e com sabor levemente ácido. É muito utilizado no acompanhamento de sopas e caldos quentes, saladas e sanduíches.

Valor nutricional

Calorias 135,58kcal
Carboidrato 25g
Proteína 4,4g
Gordura total 2g
Gordura saturada 0,43g
Fibras 1,55g
Sódio 292mg
 
 

PÃO SÍRIO – 50g (1 unidade)

Pão de trigo, sendo um dos principais ingredientes do Beirute. No oriente médio, o pão sírio com sua característica arredondada era muito conhecido pela sua utilização como prato, para levar alguns alimentos como pastas, legumes e saladas até a boca. Quanto ao seu valor nutricional, o pão sírio é rico principalmente em carboidrato e proteína, e possui uma pequena quantidade de gordura.

Valor nutricional

Calorias 180kcal
Carboidrato 33g
Proteína 8,3g
Gordura total 1,7g
Gordura saturada 0g
Fibras 1,7g
Sódio 250mg
 
 

CROISSANT – 50g (1 unidade média sem recheio)

Pão preparado com massa folhada, consequentemente com maior quantidade de gordura saturada e hidrogenada (50% de seu conteúdo é de lipídio). O croissant é riquíssimo em sódio, quando consumo frequentemente está associado à retenção hídrica (inchaço) e pode trazer ricos à saúde a longo prazo.
 
Valor nutricional

Calorias 193kcal
Carboidrato 32g
Proteína 0,3g
Gordura total 6g
Gordura saturada 3g
Fibras 0g
Sódio 457mg
 
 

PÃO SOVADO – 50g (1 fatia média)

Como já diz o seu próprio nome, o pão sovado é caracterizado por ter uma massa bem sovada, adquirindo uma textura mais rígida em comparação aos demais pães desta categoria. Possui um sabor adocicado, uma menor concentração de sódio e um alto teor de carboidrato. Seu consumo dever ser com moderação, já que uma única fatia possui 158kcal.

Valor nutricional

Calorias 158kcal
Carboidrato 32g
Proteína 4,4g
Gordura total 1,5g
Gordura saturada 0,5g
Fibras 1g
Sódio 136mg
 
 

PÃO DE QUEIJO – 50g (1 unidade grande)

Alimento típico principalmente no Estado de Minas Gerais, preparado com polvilho, podendo ser consumidos por celíacos e diabéticos, já que não possuem glúten na preparação e por te uma menor concentração de carboidrato simples (de fácil absorção).

Valor nutricional

Calorias 135kcal
Carboidrato 15g
Proteína 4,6g
Gordura total 7g
Gordura saturada 2g
Fibras -
Sódio 204mg
 
 

PÃO DE BATATA – 50g (2 unidades pequenas sem recheio)

Pão, que tem como principal ingrediente a batata cozida, que deixa a massa leve e macia. É uma ótima sugestão para os adeptos aos pães doces, já que possui um sabor adocicado.

Valor nutricional

Calorias 120,7kcal
Carboidrato 34,8kcal
Proteína 4,8g
Gordura total 3,8g
Gordura saturada 0,95g
Fibras 1,15g
Sódio 219mg
 
 

PÃO DOCE – 50g (1 unidade pequena)

Alimento de sabor doce, preparado com adição de açúcar e/ou mel, manteiga ou gordura, podendo conter recheios diversificador. Seu consumo deve ser esporádico, já que uma unidade pequena possui 153kcal e 2g de gordura, sem recheio, quando recheado, estes valores podem ser bem superiores.

Valor nutricional

Calorias 153kcal
Carboidrato 29g
Proteína 7g
Gordura total 2g
Gordura saturada 0,7g
Fibras 1,3g
Sódio 134mg

Consultoria: Elaine Cristina Rocha de Pádua,nutricionista. Site: www.dnanutri.com.br


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