Malu Super Mulher

29/03/2012 12h13

Logo Malu

Matéria disponível em: http://papofeminino.uol.com.br/mulher/saude-e-bem-estar/falta-de-apetite-sexual-pode-ser-doenca/

Falta de apetite sexual pode ser doença

Ausência de libido pode indicar problemas sérios como diabetes e hipertireoidismo

Isabela Zamboni

Falta de apetite sexual pode ser doença

Foto: Thinkstock/Getty Images

Um indivíduo é considerado assexual quando não sente atração por ninguém e é indiferente a relações sexuais. Há um debate sobre esse assunto: algumas pessoas acreditam que a assexualidade é uma orientação sexual, enquanto outros discordam e associam o problema à falta de libido e distúrbios emocionais. Uma pesquisa sobre sexualidade feita no Reino Unido, no Journal of Sex Research, concluiu que 1% dos entrevistados nunca se sentiram atraídos sexualmente por ninguém. Será que isso é possível ou está relacionado a fatores fisiológicos? A sexóloga Patrícia Cardoso explica quando a falta de apetite sexual pode ser uma doença:

É um problema de saúde?

Não ter vontade de fazer sexo divide opiniões: pode ser um problema de saúde ou uma opção de cada um. Porém, a sexóloga afirma: “A falta de libido pode ocorrer por motivos como depressão, uso contínuo de antidepressivos, estresse ou baixa autoestima”. Ela explica que a falta de apetite sexual pode surgir de diversos fatores e em todas as idades, principalmente no processo de envelhecimento. “Ainda existe uma crença errônea de que sexo é coisa para jovem ou que o corpo maduro já não atrai mais o parceiro”, conta Patrícia.

O que a pessoa sem libido deve fazer?

Antes de tomar qualquer atitude, a pessoa que não sente desejo sexual deve observar se ela sempre foi assim ou se a questão é atual. “Nem sempre a pessoa sabe explicar sua falta de libido, já que pode considerar normal não ter tanto apetite sexual. Se não tiver dificuldade de apontar o problema, deve buscar o auxílio que julgar melhor. Se uma mulher é sempre fogosa e, subitamente, sente uma diminuição da libido ou a completa falta de apetite sexual, pode estar sofrendo de alguma doença, como o hipotireoidismo, o diabetes, ou a consequência do climatério”, aponta a especialista.

Não gostar de sexo pode trazer problemas?

“Em algumas pessoas, a falta da atividade sexual interfere na saúde, autoestima e humor. No entanto, há pessoas que conseguem compensar essa ausência, já que o foco pode ser o trabalho voluntário, a dedicação ao próximo ou a produção artística”, explica Patrícia. Lembrando que o mais importante é procurar a ajuda de um médico – ele pode apontar se a falta de libido é causada por fatores como álcool, fumo, disfunções sexuais, obesidade, crises conjugais e até casos graves de depressão.

 

Consultoria: Patricia Cardoso –  Mestre em Sexologia – RJ  Docente da Pós-Graduação em Sexualidade Humana no IBMR.

Blog: http://aflordapelesexologia.blogspot.com


** Já curtiu o Facebook da Revista Malu?

IMPRIMIR
  • Compartilhar


Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. claudia disse:

    ola. estou junta a 7 anos e amo o meu companheiro sempre tive bastante vontade sexual com o meu companheiro… nos ultimos meses nao tenho vontade nenhuma de ter relaçoes sexuais. sou capaz de passar 2 semanas sem ter relaçoes. e quando acontece tenho de ser estimulada antes isto esta a trazer-me problemas no meu relacionamento tenho 22 anos

  2. Mônica Abelha disse:

    Estou passando por um momento dificil não tenho nenhum desejo sexual< sou casada tenho 38 anos isso tem atrapalhado minha vida a dois demais.Acontece de ficar quase 1 mês sem ter relação. o que fazer me ajude.

  3. Maria aparecida carm disse:

    Tenho desejo sexual, porem não tenho lubrificação e só consigo ter orgasmo com sexo oral meu marido reclama, não tenho falta de hormonios, gosto muito dos crinhos dele porem tomo clonazepam, o que eu posso fazer para melhorar isso e ter lubrificação. Obs tenho 51 anos há 4 não mentruo

    1. livianeves disse:

      Maria, você deve procurar um ginecologista para que ele indique uma solução.
      Atenciosamente. Equipe Papo Feminino

  4. magna do carmo rocha disse:

    gostaria de saber porque nunca conseguir chegar ao orgasmo. porque nao sinto vontade de fazer sexo todos os dias me ajude a entender isso

  5. Luciana Postais disse:

    gostaria de saber o que posso fazer para sentir desejo de fazer sexo,não sinto nenhuma vontade ja sou casada a 9 anos tenho uma filha de 7 anos o que devo fazer me ajude obrigada.

* Campos obrigatórios






− 2 = 7