Malu Super Mulher

11/03/2013 14h00

Logo Malu

Matéria disponível em: http://papofeminino.uol.com.br/mulher/saude-e-bem-estar/descubra-os-beneficios-da-couve-manteiga/

Descubra os benefícios da couve manteiga

A verdura pode prevenir osteoporose e anemia

Texto: Lívia Neves

A couve manteiga é mais conhecida pelos brasileiros por acompanhar a tradicional feijoada. O que muitos não sabem é que essa verdura possui nutrientes poderosos e essenciais para o bom funcionamento do organismo. O nutricionista Fernando Lamarca recomenda a inclusão de couve no cardápio semanal para ter uma alimentação saudável. Ele ainda ressalta que “por ser um alimento de fácil cultivo, pode ser encontrado o ano inteiro”.

Diferença entre couve crua e couve refogada

Fonte: Tabela TACO 2011

Entre os nutrientes oferecidos pela verdura estão: o cálcio, a fibra alimentar, o potássio, a vitamina C e o ferro. As versões refogada e a crua são as mais comuns. Fernando explica que a forma de preparo pode influenciar na quantidade calorias e nutrientes: “para perda de peso, o mais indicado seria a ingestão da couve manteiga crua, já que é menos calórica”. Na tabela ao lado, é possível conferir a diferença entre a refogada e a crua.

Além disso, o nutricionista revela que a couve é uma ótima opção para prevenir o desenvolvimento de osteoporose, tratar anemia, estimular o funcionamento do intestino e controlar a diabetes. “A couve manteiga pode contribuir para um melhor controle da glicemia e na diminuição dos níveis de colesterol”, conclui.

 Como comprar

O Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças (Cnph) descreve a couve ideal como sendo aquela que está com aspecto de produto fresco, sem manchas escuras ou amarelas, sem sinais de murcha e com os talos firmes.

 Conserve corretamente

A couve tem um tempo de vida útil muito curto. Para conservar esta verdura em temperatura ambiente, é necessário deixar os talos em uma vasilha com água ou dentro de um saco plástico aberto, em um ambiente fresco. Já na geladeira, a couve deve ser mantida em um saco plástico ou vasilhame fechado. Isso faz com que a verdura dure entre três dias e uma semana.

Receitas para ajudar na dieta

Suco de Couve com Limão

3 limões com casca bem lavados
2 folhas de couve bem lavadas
1 litro de água
Açúcar e gelo a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Passe por uma peneira

couve manteiga

Foto: Inacio Pires/Glow Images/Latinstock

Salada de Couve

100 g de couve lavada e picada fininha
2 tomates cortados em cubinhos
1/2 xícara de cebola cortada em cubinhos
1/2 dente de alho amassado ou picado
Suco de limão, azeite e sal a gosto

Coloque a couve, o tomate e a cebola numa vasilha e misture. Em outra vasilha, junte o alho, o sal, o suco de limão, o azeite e misture até dissolver o sal, jogue sobre os vegetais e misture bem.

 

 

 

Consultoria

Fernando Lamarca, nutricionista e professor do Centro Universitário Celso Lisboa

Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças, http://www.cnph.embrapa.br


** Já curtiu o Facebook da Revista Malu?

IMPRIMIR
  • Compartilhar


Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.