- 17/10/2013 11h04

Logo Malu

Matéria disponível em: http://papofeminino.uol.com.br/mulher/pets/dicas-para-educar-seu-cao-a-nao-fazer-xixi-no-tapete/

Dicas para educar seu cão a não fazer xixi no tapete

Recompensar o comportamento adequado é mais eficaz do que repreender a atitude errada do seu animal

Mayara Castro

Quem tem cachorro sabe que às vezes é necessário fazer algumas mudanças em casa para adaptar o ambiente em nome do novo amiguinho. Há sempre uma maneira de trocar alguns objetos e colocar alguns limites no animal para que ele não destrua a casa enquanto se diverte. Mas, se tem algo que cães adoram destruir e sujar é o tapete. Afinal, eles estão acostumados a urinar em superfícies assim, não é? Então, para te ajudar a inibir esse comportamento do animal, conversamos com a médica veterinária Janaína Biotto. Confira!

 

Dicas para educar seu cão a não fazer xixi no tapete

Foto: Thinkstock / Getty Images

Os principais motivos 

“Animais domésticos têm o hábito de urinar em superfícies macias por serem mais confortáveis”, afirma Janaína. Por isso, tapetes, carpetes e gramados costumam ser bem atraentes para eles na hora de escolher o local do seu “banheiro”. É importante lembrar também que cães machos não castrados têm a tendência de urinar para marcar território, portanto, se algum cachorro já urinou em um determinado local, grandes chances de fazer o mesmo novamente.

Lidando com o problema

Segundo a médica veterinária, não existe um tipo de tapete que seja melhor para esse caso – qualquer um pode virar banheiro de cachorro. “Portanto, logo que um cão novo ou um tapete novo é introduzido em um ambiente, os moradores devem iniciar a educação desse cão para evitar que comece a urinar no mesmo”, afirma. Inicialmente, você deve restringir o acesso ao tapete até que o animal aprenda que aquele não é lugar de aliviar suas necessidades fisiológicas.

Para os primeiros meses, o ideal é escolher tapetes que sejam fáceis de lavar e aceitem bem produtos de limpeza. Isso não fará com que o cão não o escolha como banheiro, mas facilitará a limpeza e a higienização do mesmo. Alguns produtos do mercado pet ajudam a afastar os animais de determinados locais através do cheiro, mas não costumam ser 100% eficazes.

Além disso, Janaína garante que recompensar o comportamento correto é muito mais eficaz do que repreender a atitude incorreta do cão. Sempre que o seu cão fizer xixi no local adequado, faça um carinho e dê um petisco. “Depois que já aconteceu, não adianta dar bronca ou bater porque cães têm memória curta e provavelmente nem saberão porque estão sendo tratados desse modo”, explica.

Em último caso, se o comportamento persistir, vale fazer uma bateria de exames no seu animal porque esse comportamento também pode ter causas médicas. Problemas renais, diabetes e infecções de urina, por exemplo, podem aumentar a quantidade de urina do cão e diminuir sua capacidade de segurar até chegar ao jornal.

 

Consultoria: Janaína Biotto – Médica Veterinária e Diretora do Vila Chico Pet Hotel 

(www.vilachicopethotel.com.br)

 


Tags: ,

** Já curtiu o Facebook da Revista Malu?

IMPRIMIR
  • Compartilhar


Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.