Malu Super Mulher

17/07/2012 17h29

Logo Malu

Matéria disponível em: http://papofeminino.uol.com.br/mulher/cabelos/como-cuidar-de-cabelos-oleosos/

Como cuidar de cabelos oleosos

Veja dicas de como controlar a oleosidade e manter os fios mais limpos e saudáveis

Isabela Zamboni

Como cuidar de cabelos oleosos

Foto: Thinkstock/Getty Images

Ter cabelos oleosos não é fácil: é preciso lavar com frequência, evitar água muito quente, tomar cuidado para não passar nenhum produto no couro cabeludo… Pequenos deslizes podem deixam deixar os fios com aparência de sujo ou com excesso de brilho. Veja dicas de como controlar a oleosidade e deixar os cabelos mais bonitos:

Cuidados básicos

Segundo Christiane Baltazar, hairstylist do Werner Coiffeur Botafogo 2, o uso do condicionar deve ser feito com cautela: “O essencial para controlar a oleosidade é lavar o cabelo frequentemente com um xampu apropriado e não usar condicionador no couro cabeludo”. Ela também ressalta que passar as mãos nos fios pode piorar a situação: “O bom é evitar água quente, massagem no couro cabeludo, escovação em excesso e passar as mãos nos cabelos”.

Pode lavar todo dia?

Segundo a hairstylist, lavar diariamente não é uma regra para todos os tipos de cabelo. “Cabelos ressecados podem ficar mais secos se lavados com frequência”, explica. Porém, quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a normal, os cabelos podem ficar com o aspecto de sujo e engordurado. Neste caso, a lavagem diária é essencial.

Cremes e xampus

Quem tem os fios muito oleosos deve prestar mais atenção na hora de usar certos tipos de cremes e xampus. “É possível utilizar qualquer produto de acordo com a necessidade do comprimento e ponta, tendo o cuidado de não aplicar no couro cabeludo”, conta Christiane. Ela ainda explica: “Evitar produtos à base de óleo, como o óleo de argan, óleo de coco, entre outros”.

Dicas

Cansou de ter os fios com aspecto engordurado e fino? Confira algumas dicas para deixar os cabelos mais saudáveis:

– Evite lavar com água quente;
– Não escove muito os cabelos nem passe as mãos o tempo todo. Massagens no couro cabeludo também estimulam a produção do óleo;
– Lave os cabelos todos os dias, de preferência com xampus adstringentes, específicos para cabelos oleosos ou com pH neutro;
– Jamais passe produtos no couro cabeludo: aplique sempre do meio do cabelo até as pontas;
– Evite qualquer acessório que impeça a ventilação do couro cabeludo, como chapéus, lenços, boinas ou toucas.

Dica: Um médico dermatologista pode te ajudar a controlar a produção de óleo em excesso. Antes de tomar qualquer providência, consulte um especialista!

Consultoria: Christiane Baltazar, hairstylist do Werner Coiffeur Botafogo 2
www.wernercoiffeur.net
www.wernercoiffeur.blogspot.com


** Já curtiu o Facebook da Revista Malu?

IMPRIMIR
  • Compartilhar


Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

* Campos obrigatórios






8 − = 4