Malu Super Mulher

25/05/2012 10h35

Logo Malu

Matéria disponível em: http://papofeminino.uol.com.br/mulher/amor-e-sexo/sexo-casual-voce-consegue-encarar/

Sexo casual: você consegue encarar?

Psicóloga explica como lidar com as relações passageiras

Isabela Zamboni

Sexo casual: você consegue encarar?

Foto: Thinkstock/Getty Images

Para encarar uma noite de sexo casual, é importante que a mulher tenha maturidade e saiba diferenciar um momento de carência de uma noite de diversão. Muitas pessoas ainda não estão preparadas para envolvimentos rápidos e sem amarras. E você, está preparada? A psicóloga Regiane Machado explica como lidar com as relações passageiras e o que a mulher deve ter em mente ao buscar essa experiência:

Tempos modernos

Aquela velha história de ter um parceiro só para a vida inteira não é mais uma realidade para muitas pessoas atualmente.  A forma de se relacionar com um parceiro pode ser apenas uma aventura sem compromisso, algo que não era admitido até algum tempo atrás. De acordo com a psicóloga, as mudanças aconteceram gradualmente e em várias áreas. Algumas delas são:

– A maneira como se tratava o sexo;

– A mulher se firmar cada vez mais no mercado de trabalho, buscando a independência financeira e conhecendo mais o seu próprio corpo;

– A diferenciação entre sexo casual e relacionamento afetivo;

– Mudanças sociais e culturais.

“Atualmente, as mulheres estão mais no controle de sua própria vida.”, revela Regiane.

Evitando os sentimentos

A primeira coisa que se deve ter em mente é que o relacionamento é passageiro. “O essencial é entender que a relação que ela escolheu é casual, ou seja, sem compromisso. É preciso tomar cuidado para não começar a relação em um momento de carência afetiva. Outro fator é observar e perceber se a outra pessoa também quer uma relação sem compromisso. Não se deve criar falsas expectativas”, aponta a especialista.

Cuidados necessários

Para a psicóloga, a mulher deve se sentir à vontade com a situação e não fazer nada contra sua vontade: “Ela deve delimitar muito bem o que quer e espera de uma relação de sexo casual. O mais importante é não esquecer dos cuidados com a prevenção de doenças contagiosas e gravidez indesejada”.

Diálogo é tudo

Antes de dar início a um relacionamento descompromissado, o parceiro deve ter noção do território em que está entrando. Conversar e explicar a situação é o primeiro passo para evitar problemas. “Converse com o outro e deixe bem claro que não quer se envolver emocionalmente, que não deve satisfações e que não aceita cobranças. Ou seja, estabelecer limites fundamentais para a relação continuar sendo o que é”, explica Regiane.

Sexo ainda é tabu

Apesar da mudança nos costumes das mulheres, algumas ainda não gostam deste tipo de relação e se sentem incomodadas. “O fato de algumas mulheres não se sentirem à vontade com a situação pode ser explicado por vários fatores. Cobranças sociais que ainda existem, principalmente em relação às mulheres. Algumas buscam relacionamentos sem compromisso, por terem sofrido decepções amorosas. E há casos em que elas não julgam esse tipo de relação algo correto.”, exemplifica a especialista. “Não é porque algumas mulheres optam por um relacionamento sem compromisso que todas obrigatoriamente vão se escolher viver uma relação nesses moldes. É uma questão de sentir-se à vontade e, mais importante, de escolha pessoal”, finaliza.

 

Consultoria: Regiane Machado – psicóloga clínica. Especialista em mobbing, bullying, depressão, depressão pós-parto. Realiza atendimentos de crianças, adolescentes, adultos e terceira idade.

Site: www.regianemachado.com.br

 


** Já curtiu o Facebook da Revista Malu?

IMPRIMIR
  • Compartilhar


Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. frança disse:

    Deve ser uma boa deixar de lado um tabu para se iniciar em um novo campo de relacionamentos sem obrigações

  2. Carlos disse:

    Atualmente é preciso analisar se realmente é isto que a pessoa quer, para que não haja sentimentos posteriores de culpas, remorsos ou coisas do tipo!
    Abç a todos!
    Equipe VMI
    http://www.visualmodaintima.com.br

  3. Sorrismel disse:

    Eu encaro e gosto muito mesmo. Hoje em dia tem site que facilita pra escolher a pessoa certa. tipo esse http://www.encontros-adultos.com.br

* Campos obrigatórios






8 − 4 =