Malu Super Mulher

09/05/2012 12h20

Logo Malu

Matéria disponível em: http://papofeminino.uol.com.br/culinaria/salgadinhos/dicas-de-como-preparar-salgadinhos/

Dicas de como preparar salgadinhos

Vovó Palmirinha ensina como preparar salgadinhos perfeitos para toda a família pedir sempre mais um!

Texto: Carolina Brito

Dicas de como preparar salgadinhos

Foto: Rodrigo Moreira/Colaborador

Coxinha, bolinha, rissole, croquete… um salgadinho mais gostoso do que o outro! Porém, muitas pessoas pensam que fazer salgadinho é uma tarefa difícil, principalmente os que devem ser fritos. Mas não é, pois existem truques para facilitar e agilizar o preparo dessas delícias e deixá-las com um aspecto mais bonito, bem sequinhas por fora e cozidas por dentro. Depois dessas dicas, você vai querer preparar a festa em sua casa!

Quanto de óleo?

O ideal é que o salgadinho fique em imersão na panela, para que frite de maneira uniforme. Quando é frito em pouco óleo, ele pode grudar na panela ou estourar. A temperatura do óleo não deve ser muito quente, pois o salgadinho pode ficar frito por fora e cru por dentro. Uma dica para deixá-lo ainda mais sequinho é substituir metade do óleo por gordura vegetal.

Na frigideira é melhor!

Não use panelas muito grandes, pois os salgadinhos devem ser fritos aos poucos. De preferência, use uma frigideira antiaderente, sem tampa, que seja mais alta para não respingar óleo e com a base mais grossa, que ajuda a manter o calor constante e uniforme.

Temperatura certa

Antes de colocar o salgadinho no óleo, o fogo deve ser alto. Quando o óleo ficar bem quente e você começar a fritar os salgadinhos, abaixe o fogo para médio. Dessa forma ele mantém uma temperatura constante durante a fritura e não queima o salgado. Importante: use a boca do fundo do fogão para não correr o risco de se queimar, pois pode espirrar óleo durante a fritura.

Fritando o salgadinho…

…não coloque muitos de uma vez na frigideira. Isso faz com que a temperatura do óleo abaixe e eles acabem estourando. Em uma frigideira pequena, frite no máximo quatro salgados por vez. Utilize uma escumadeira e vire o salgadinho apenas uma vez, se for necessário.

Pode congelar!

Os salgadinhos fritos devem ser preparados normalmente antes de congelar. Coloque-os em uma fôrma e leve ao congelador por 2 horas. Retire e coloque em sacos plásticos. Volte ao congelador por até 3 meses. Frite normalmente, sem descongelar. Os assados precisam ser pré-assados por 10 minutos antes do congelamento. Espere esfriar, coloque em sacos plásticos e leve ao congelador por até 3 meses. Descongele na geladeira.

Segurança na cozinha

Se você esquecer a panela da fritura no fogão aceso e o óleo pegar fogo, não entre em pânico! Para resolver o problema, nada de tentar mexer na panela ou jogar água, pois isso vai fazer o fogo aumentar e respingar por toda a cozinha. Desligue o fogo, umedeça um pano, coloque-o sobre a panela e espere até que esfrie. Atenção: o pano não pode estar pingando, deve estar apenas úmido para não espirrar!

Mais dicas!

– Evite colocar muito recheio, pois o salgadinho fica difícil de fechar e pode estourar quando for frito ou assado;
– Colocar o recheio já cozido na massa é muito mais prático. Na hora de assar ou fritar, é só deixar dourar e retirar;
– Os salgadinhos assados são mais fáceis de preparar, mas precisam estar na fôrma com espaço entre eles, pois a maioria tem fermento e cresce durante o tempo em que está no forno.

 

 

Delícias da Vovó Palmirinha

 

Para conferir mais dicas de culinária, adquira a revista Delícias da Vovó Palmirinha – Salgadinhos. Já nas bancas!

 

 

 

 

 


** Já curtiu o Facebook da Revista Malu?

IMPRIMIR
  • Compartilhar


Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valeria de Fátima d disse:

    gostaria de receber receitas ,pois sei que tem mão muito boa,esta de parabéns dona Palmirinha.

  2. manoel disse:

    Vovó Palmerinha tenho uma grande adimiraçao pelo seu trabalho , gosto de cozinhar . mais nao sei nada perante a copetencia da vovó . mais tenho grande vontade de aprender mais já sei varias receitas como frango desossado recheado com farofa é o que eu vendo na minha cidade .

* Campos obrigatórios






1 + = 6