Malu Super Mulher

03/07/2012 09h41

Logo Malu

Matéria disponível em: http://papofeminino.uol.com.br/culinaria/doces/como-lucrar-vendendo-doces-caseiros/

Como lucrar vendendo doces caseiros

Aposte em suas habilidades na cozinha e garanta uma renda extra para a família

Texto: Marina Cugler

Como lucrar vendendo doces caseiros

Foto: Rodrigo Moreira/Colaborador

Fazer quitutes em casa e ganhar dinheiro com isso é o sonho de várias pessoas que buscam aliar sua paixão pela culinária com seu espírito empreendedor. Porém, algumas vezes, elas não sabem como iniciar um negócio nem a maneira certa de transformá-lo em algo profissional. Mas há dicas práticas que podem ajudar esse sonho a virar realidade.

Antes de começar, a palavra-chave é planejar. Conheça o mercado de docinhos e explore possíveis compradores para seu produto. O próximo passo é definir quais doces irá colocar em seu cardápio. Um critério pode ser escolher os que tem mais facilidade para fazer.

Depois disso, é importante listar todos os gastos que envolvem o preparo dos docinhos: ingredientes, embalagens, etc. Nada pode ficar de fora para saber o quanto vai cobrar por seus quitutes, que deve ser o valor total do que investiu somado à porcentagem de lucro. Especialistas afirmam que o ideal é que o lucro nesse segmento seja, no mínimo, de 25%, podendo chegar à casa de 100% ou mais. Tudo depende dos ingredientes usados e de uma pesquisa de preços da concorrência. Uma dica é conversar com pessoas que já estão no ramo para aprimorar o seu empreendimento.

Compra de material

Com o cardápio de docinhos definido, a próxima etapa é ir às compras. Coloque no papel os ingredientes que vai precisar e, antes adquirir os produtos, faça uma pesquisa de preço em mercados, atacados e casas especializadas em artigos de festa. Aproveite promoções, procure negociar descontos e prazos de pagamentos com seus fornecedores. Para uma produção inicial, você pode estabelecer um estoque mínimo de ingredientes não-perecíveis e depois efetuar as compras adicionais de itens de consumo rápido, como frutas. Dessa forma, você otimiza o seu capital e consegue produtos com mais qualidade.

Divulgação

A melhor propaganda é a boca a boca. O primeiro passo para formar a sua clientela é começar a oferecer seus quitutes para as pessoas mais próximas. Uma sugestão é dar os docinhos como presente para parentes e amigos ou até ofertá-los como brindes em alguns eventos como em uma comemoração na escola do seu filho ou em uma festa no trabalho. Outra ação é negociar com restaurantes ou lojas de conhecidos para vender seus docinhos.
Você pode começar com uma quantidade menor e ir aumentando conforme a demanda. O fundamental é sempre ter à mão um cartão com seus contatos, que também podem estar nas embalagens dos docinhos. Explore ainda as ferramentas disponíveis na internet como as redes sociais, divulgando fotos e novidades.

 4 dicas para conquistar sua clientela e ter sucesso!

1. Qualidade: a marca dos ingredientes utilizados deve ser confiável. Preze por manter a excelência do seu trabalho, seja no sabor ou na apresentação, mesmo com a ampliação do seu empreendimento.

2. Determinação: para o seu negócio dar certo, você deve ter foco e direcionar todos os esforços para essa atividade. Saiba lidar com as dificuldades iniciais, pois só assim se ganha maturidade para trabalhar em qualquer segmento.

3. Treinamento: nunca se acomode. Busque aprimoramento contínuo de todos os envolvidos no preparo dos doces. Procure cursos de confeitaria em sua cidade, além de usar outros recursos como a internet ou participar de feiras especializadas, sem perder de vista a concorrência, para acompanhar as tendências de mercado.

4. Saber encantar: de nada adianta um doce delicioso se ele não encher os olhos e viceversa. Por isso, invista em confeitos e embalagens, sem se esquecer de primar pelo sabor. E, o fundamental, alie a qualidade do seu trabalho a um atendimento diferenciado ao seu cliente.

 


Docinhos para vender

 

 

Para conferir mais dicas, adquira a revista Docinhos Para Vender – já nas bancas!

 

 

 

 

 


** Já curtiu o Facebook da Revista Malu?

IMPRIMIR
  • Compartilhar


Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. elaine disse:

    adoreiii a materia eu quero envestir em fazer doces caseiros eu preciso fazer algo pra ajuda no orçamento em casa.obrigado

  2. Glacimar disse:

    Gostei, e gostaria de ingressar nesse negocio pois sou funcionaria publica municipal e ganho muito pouco e tenho filho fazendo faculdade preciso aumentar minha renda.

  3. jorginete dos santos disse:

    gostaria que vcs me enviassem por imail receitas de docinhos diferentes e de brigadeiros beijinhos tortinhas de limao preciso aumentar minha renda me ajudem por favor obrigado!!!

  4. andreia da silva disse:

    gostei da dica

  5. Paulo Sérgio Ribas disse:

    Bao tarde, eu gostaria de receber, muitas informações, dicas , receitas de doces e novidades para que eu posa vender
    por favor me ajude, com ideias, para que eu possa te sucesso, eu nao irei de vcs, preciso sair do vermelho, muito obrigado que Deus os abençoe

  6. leandra disse:

    Gostaria que vocês me enviassem por email receitas de docinhos diferentes.
    desde já agradeço

  7. lurde disse:

    Gostaria se possivel voces me enviassem por e-mail, receitas de docinhos diferentes que n~qo custem muito.
    desde já agradecida.
    Lurde

  8. DEA disse:

    Gostaria se possivel mandar emails me passando mais dicas de como iniciar seu negocio com vendas de docinhos para festa e se possivel revistinhas de receitas. agradeco.

  9. Andrea disse:

    Obrigada, tenho certeza que suas dicas vao me ajudar muito a iniciar meu negocio no ramo de docinhos.

  10. Maria Gabriela disse:

    Obrigada pelas dicas!!!!

  11. aline lopes jatoba disse:

    gostaria fazer um blog futuramente abrir meu proprio negocio me ajudem?

  12. sandramaralex@hotmai disse:

    aprender a fazer doces para vender essas dicas são maravlhosas

  13. hILDA ROSA E SILVA A disse:

    Essa matéria é nota 1000, além de incentivar, ajuda demais da conta. Muito obrigada pois estou seriamente pensando em começar um negócio com docinhos para festa. Obrigada.

  14. roberta ap sapucaia disse:

    olá!!!! eu adorei as dicas,eu comecei tbm fazer algumas trufas em casa,para ajudar na renda em casa e deu certo,eu somente dei uma pausa,porque eu tive nenem,mas pretendo voltar logo,e se for possivel,vcs mandarem no meu e-mail mais dicas porque para mim é muito importante,quero cada vez mais crescer,principalmente nesta area.

* Campos obrigatórios






+ 8 = 14